Archive for Saúde

Estudante brasileiro desenvolve cadeira de rodas controlada pelo movimento dos olhos

                                          (Reprodução RBS/Tv)

            O estudante de engenharia eletrônica da Universidade de Caxias do Sul, o brasileiro Maikon Del Ré Perin, de 25 anos, desenvolveu uma cadeira de rodas bastante diferente. O equipamento funciona através dos movimentos do globo ocular. Para que isso ocorra, é necessário que o usuário coloque uma máscara capaz de detectar o movimento dos olhos e, a partir daí, fazer a cadeira se mover.

            Existem pessoas que sofrem de doenças ou possuem deficiências físicas que as incapacitam de realizar qualquer movimento. Dessa forma, não seria possível controlar uma cadeira de rodas comum, então a cadeira desenvolvida por Maikon tornaria a vida dessas pessoas um pouco mais independente.

            O equipamento tem despertado curiosidade e interesse inclusive de outros países, tanto que Maikon já esteve em Turim, na Itália, apresentando o projeto.

            O desejo do estudante é que o conhecimento científico chegue realmente à vida das pessoas, mudando-a para melhor. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário homologação, ou seja, aprovação, adequação às normas de segurança.

           

 

 

Cuidado com a dengue! – entrevista exclusiva com o mosquito

 

todos-contra-a-dengue1

http://oanunciador.files.wordpress.com/2013/02/todos-contra-a-dengue1.jpg

 

Nos últimos dias, certamente, você deve ter ouvido muitos comentários e notícias sobre dengue. Infelizmente, a doença está se alastrando e fazendo muitas vítimas. Vamos conhecer um pouco mais sobre a dengue e saber quais as formas de preveni-la.

 

O que é dengue?

A dengue é uma doença infecciosa causada por vírus e está presente em todo o mundo, nas regiões tropicais e subtropicais (regiões com verões quentes e úmidos). A doença costuma aparecer durante ou logo após o período chuvoso, e é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

No Brasil, a dengue é conhecida desde os tempos de colônia (de 1500 a 1822, ou seja, quando o país ainda pertencia a Portugal). O mosquito Aedes Aegypti tem origem africana e foi trazido pelos navios negreiros após longas viagens de seus ovos nas águas paradas das embarcações.

Existem quatro tipos de dengue (infecção inaparente, dengue clássica, dengue hemorrágica e síndrome de choque da dengue).

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Veja quais são sintomas das formas mais comuns de dengue:

Dengue Clássica –  febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos,  dor nas juntas, vermelhidão no corpo, cansaço e fraqueza, com duração de aproximadamente sete dias. Nas crianças, os sintomas são parecidos, acompanhados de vômito e diarreia.

Dengue hemorrágica –  No início, os sintomas são muito parecidos com os da dengue clássica, porém, a partir do terceiro dia, a febre diminui e aparecem sinais de hemorragia (sangramento nasal, gengival, manchas vermelhas pelo corpo, entre outros). A dengue hemorrágica, se não for tratada a tempo, pode levar à morte.

Como saber se é dengue?

Normalmente, os  sintomas da dengue são confundidos com sintomas de gripe, pois são parecidos. É muito importante que, diante de tais sintomas, a pessoa não tome nenhum remédio por conta própria, pois alguns deles fazem muito mal para quem está com dengue! Portanto, diante da suspeita da doença, é essencial procurar assistência médica.

Para saber se a pessoa está com dengue, é necessário realizar exame de sangue.

Existe tratamento?

Não existe tratamento contra o virus da dengue. Para aliviar os sintomas, é preciso tomar muito líquido, utilizar medicamentos para baixar a febre e aliviar a dor, mas como já foi dito, somente com orientação médica!

O MOSQUITO DA DENGUE E A TRANSMISSÃO DA DOENÇA      

O mosquito da dengue é menor que os mosquitos comuns. Ele é preto, como pequenos riscos brancos nas costas, cabeça e pernas.

Veja:

 

 

Aedes Aegypti

Aedes Aegypti

                        http://panamaexpatblog.com/wp-content/uploads/2014/01/a_aegypti_0-      1024×688.png

       

Você sabia que a dengue é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti? Isso mesmo, somente a fêmea transmite a doença! O mosquito macho alimenta-se de frutas e vegetais adocicados, e a fêmea alimenta-se de sangue.

Leia, a seguir, uma entrevista com a fêmea do Aedes Aegypti e saiba mais sobre a transmissão da doença.

 

Exclusivo: entrevista com o mosquito da dengue!

 

Entrevistada – Aedes Aegypti fêmea

http://www.alobebe.com.br/includes/image.asp?p=rev16pag32.jpg/revista/1/resize

 

O Pequeno Cidadão – Quanto tempo você vive?

Sra. Aedes Aegypti – Vivo cerca de 30 a 45 dias, e posso contaminar até 300 pessoas nesse período.

 

O Pequeno Cidadão – Onde você gosta de colocar seus ovos?

Sra. Aedes Aegypti – Bem, os locais preferidos para colocar meus ovinhos são recipientes com água limpa e parada. Eu não os coloco diretamente na água, e sim nas paredes desses recipientes. Adoro pneus, fundos de garrafas, vasos…

O Pequeno Cidadão – O que você acha das pessoas que não cuidam de suas casas, deixando água limpa e parada em seus quintais?

Sra. Aedes Aegypti – Acho muito bom, pois se a pessoa não cuidar de sua casa, terei muitos lugares para colocar meus ovos. Esses ovos darão origem a muitos mosquitos, e muitas pessoas serão infectadas pelo virus da dengue! Às vezes penso: por que será que os humanos não cuidam de suas casas e de seus quintais, se a dengue pode matá-los?

 

O Pequeno Cidadão – Qual o horário que a senhora costuma picar? Quais locais do corpo você prefere?

Sra. Aedes Aegypti – Bem, eu costumo picar no começo da manhã e no final da tarde. Gosto muito das regiões dos pés, tornozelos e pernas, pois eu voo muito baixo!

 

O Pequeno Cidadão – Todo mosquito Aedes Aegypti pode transmitir dengue?

Sra. Aedes Aegypti – Não, somente as fêmeas. Mas para isso, a fêmea também deve estar infectada, ou seja, ela deve ter contraído o virus depois de ter picado uma pessoa doente.

 

O Pequeno Cidadão – As pessoas podem pegar dengue através do contato com outras pessoas doentes?

Sra. Aedes Aegypti – Não! É possível pegar dengue somente através da minha picada, ou seja através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.

O Pequeno Cidadão – Qual a sua opinião sobre os inseticidas? Eles podem acabar com a dengue?

Sra Aedes Aegypti – Olha, os inseticidas nos matam, e nós queremos viver para picar muitas pessoas! (risos). As pessoas pensam que, matando o mosquito, estarão eliminando o problema da dengue. Isso não é verdade, pois para acabar com a dengue é preciso acabar com os criadouros do mosquito! É preciso prestar atenção aos quintais, aos recipientes com água limpa e parada, para que os mosquitos não botem seus ovos! Acabar com a dengue é simples, só depende da ação das pessoas! Se cada um fizer sua parte, a dengue perderá sua força!

O Pequeno Cidadão – Muito obrigado pela entrevista, mas…esperamos que vocês sejam eliminados!

 

 

 maus exemplos:

criadouros - pneus, recipientes.

criadouros – pneus, recipientes.

http://s2.glbimg.com/f_hm1egbCX_Gq0XkiKefGtMQdJgT21LuupAtIOWguY9Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/02/28/dengue_1.jpg

Tampinha de refrigerante pode ser criadouro

Tampinha de refrigerante pode ser criadouro

 

http://www.deolhojornal.com/sites/default/files//Orlandia/ImgTextos/tampinha-amarela-larvas-mosquito-dengue_0.jpg

DICAS IMPORTANTES!

 

Medidas de prevenção

Medidas de prevenção

 

http://1.bp.blogspot.com/-YgNKgwPKs94/UUHvogEVbeI/AAAAAAABGFE/5NpzBMw-ihM/s1600/Folheto-campanha-contra-dengue.jpg