Archive for Mundo

Estudante brasileiro desenvolve cadeira de rodas controlada pelo movimento dos olhos

                                          (Reprodução RBS/Tv)

            O estudante de engenharia eletrônica da Universidade de Caxias do Sul, o brasileiro Maikon Del Ré Perin, de 25 anos, desenvolveu uma cadeira de rodas bastante diferente. O equipamento funciona através dos movimentos do globo ocular. Para que isso ocorra, é necessário que o usuário coloque uma máscara capaz de detectar o movimento dos olhos e, a partir daí, fazer a cadeira se mover.

            Existem pessoas que sofrem de doenças ou possuem deficiências físicas que as incapacitam de realizar qualquer movimento. Dessa forma, não seria possível controlar uma cadeira de rodas comum, então a cadeira desenvolvida por Maikon tornaria a vida dessas pessoas um pouco mais independente.

            O equipamento tem despertado curiosidade e interesse inclusive de outros países, tanto que Maikon já esteve em Turim, na Itália, apresentando o projeto.

            O desejo do estudante é que o conhecimento científico chegue realmente à vida das pessoas, mudando-a para melhor. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário homologação, ou seja, aprovação, adequação às normas de segurança.

           

 

 

Jovem devolve celular encontrado e pede emprego em vez de recompensa

        Garoto celular

                                              http://goo.gl/7b0lns 

        Atualmente, temos nos deparado com muitas notícias negativas, como roubos, furtos e outros tantos assuntos que entristecem qualquer cidadão. Às vezes, felizmente, essas notícias dão uma pausa para mostrar que existem pessoas que realmente fazem diferença através de suas belíssimas atitudes.

         O jovem Pablo de Paula, de 16 anos, é uma dessas pessoas. Veja a sua história:

         Pablo passava por uma rua à noite e viu um celular caído no chão. Será que ele pegou o aparelho e ficou feliz da vida por ter encontrado algo tão valioso? O celular custa em torno de 2500 reais. Pablo é um garoto humilde, que precisa ajudar nas despesas da casa onde mora com a mãe e três irmãos, e acabou de ser dispensado de seu último emprego. Sua situação não estava nada fácil! E então? Será que Pablo ficou com o celular?

         A resposta é não. Pablo rapidamente conseguiu entrar em contato com o dono do celular, Nikolas Soares Valério, que de tão feliz com a atitude do garoto, ofereceu uma recompensa de 200 reais. Pablo não pensou duas vezes e NÃO aceitou o dinheiro, porém, fez um pedido inesperado: pediu que, em vez do dinheiro, o dono do celular o ajudasse a procurar um emprego. A atitude de Pablo sensibilizou não só Nikolas, mas também muita gente!

      Na tentativa de ajudar o garoto, Nikolas postou a história numa rede social e, pouco depois, Pablo já tinha recebido várias propostas de emprego!

     O resultado dessa atitude é que Pablo conseguiu seu tão sonhado emprego! Vai trabalhar de auxiliar de almoxarifado, mas para isso, terá que cumprir uma exigência muito importante, feita pelo futuro patrão, o juiz Eduardo Perez:

      “Você só vem trabalhar conosco se você estudar porque só avança na vida, só tem condição de avançar aquele que se dedica, aquele que estuda”, afirmou o juiz Eduardo Perez.

        “Obrigado por essa oportunidade, eu vou me dedicar muito”, disse Pablo.

       A mãe de Pablo disse que o filho cumpriu sua obrigação, ou seja, fez o que é certo, e que todo mundo deveria agir assim.

     E o final feliz dessa história é que Pablo ganhou, além do emprego, reconhecimento por sua honestidade e também a oportunidade de se tornar exemplo para tantas pessoas!

 

 

Girafa entra na lista de animais ameaçados de extinção

 

girafa

 

          O mamífero terrestre mais alto do mundo ganhou destaque nos noticiários nos últimos dias. Infelizmente, não foi por um bom motivo…a girafa entrou na lista dos animais ameaçados de extinção. Você sabe o isso significa?

         Extinção é o desaparecimento de uma espécie de ser vivo da natureza. Dizemos que uma espécie está extinta quando não existe mais nenhum representante dela na Terra.

          Apesar de muito triste, a extinção é um processo comum na natureza, e pode acontecer por diversas causas, como catástrofes e intervenção humana. A queda de um meteoro, por exemplo, foi uma catástrofe que causou a extinção dos dinossauros. Há também a situação em que uma determinada espécie sofre transformações tão grandes que pode ser considerada uma nova espécie. Dessa forma, a espécie inicial deixa de existir.

      Entretanto, é a ação do homem que atualmente vem colocando espécies em risco de desaparecerem do planeta, pois ele destrói o habitat natural das espécies para construir casas, estradas, usinas hidrelétricas, plantações, pastos. Além disso, ainda é responsável pela poluição, queimada, caça e pesca. E é justamente a ação humana que está ameaçando extinguir as girafas. O principal habitat natural das girafas – as savanas africanas – vem sofrendo as consequências do desmatamento, da caça ilegal, da expansão da agricultura e do aumento da população dos países da África.

      De acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a população de girafas diminuiu em 40% (quase a metade!) nos últimos trinta anos.

         A IUCN propôs um critério de classificação de espécies analisadas. Veja:

criterios-girafa

https://goo.gl/rVsKnu

 

            As girafas, anteriormente, eram uma espécie classificada como “de menor preocupação”. Agora, faz parte da categoria “vulnerável”.

      Conforme um relatório divulgado, de 85.604 espécies analisadas, 24.307 correm o risco de serem extintas! Isso é assustador, você não acha?

            Conheça alguns animais ameaçados de extinção:

 

PINGUIM AFRICANO

pinguim-africano

https://goo.gl/rVsKnu

 

         Até o início do século 20, o Pinguim Africano era facilmente encontrado nas praias do sudoeste da África. A espécie, que vive em bandos, é bastante resistente aos predadores naturais, mas acabou entrando para a lista de animais em extinção por causa dos frequentes derramamentos de óleo na costa africana. De acordo com informações da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), é provável que, atualmente, existam apenas 55 mil exemplares do pinguim.

ELEFANTE ASIÁTICO

https://goo.gl/rVsKnu

https://goo.gl/rVsKnu

 

       O Elefante Asiático sofre grande risco de extinção. Desde o início do século 20, mais da metade dos indivíduos foi aniquilada pela ação humana. A espécie, que já perdeu grande parte de seu habitat natural, é caçada por comerciantes de marfim e domesticada para fins turísticos em vários países do sudoeste asiático, principalmente na Tailândia. Este elefante da foto nasceu em 2010, no Zoológico de Berlim.

Veja mais em:

http://super.abril.com.br/galeria/conheca-20-animais-que-correm-risco-de-extincao/

 

Terremoto na Itália e em outros lugares do mundo – como acontecem?

http://migre.me/uLtlb

http://migre.me/uLtlb

 

     No dia 24 de agosto, um forte terremoto atingiu o centro da Itália durante a madrugada, deixando muitos mortos e feridos. O maior impacto foi em Perugia, uma região  a cerca de 200km de Roma, onde o tremor também foi sentido durante vinte segundos.

     Notícias como essa nos fazem pensar nas causas que levam terremotos a atingirem certos locais e passarem longe de outros. Vamos então entender um pouco mais sobre esse fenômeno tão assustador.

    Imagine um bolo recheado. Ao cortá-lo, você pode ver que é formado por camadas diferentes: massa, recheio, cobertura. Se pudéssemos cortar o planeta Terra ao meio, veríamos que ele também é formado por camadas diferentes. Assim como a camada mais externa do bolo é chamada cobertura, a camada mais externa a Terra é chamada litosfera. Essa camada apresenta diferenças ao longo da superfície terrestre, podendo ter espessuras diferentes, sendo mais grossa em alguns lugares e mais fina em outros.

      As diferentes espessuras da litosfera fazem com que a superfície terrestre se pareça com um enorme quebra-cabeças montado, em que cada peça é chamada de placa tectônica. Essas peças – as placas – flutuam sobre uma camada quente e pastosa (magma), que é a lava dos vulcões. Esse movimento pode fazer com que as placas se choquem, provocando os terremotos. Os lugares mais atingidos por terremotos são aqueles que estão localizados onde as placas se encontram (exatamente nas divisões das peças do quebra-cabeças).

     No Brasil já foram registrados tremores, porém causados por prováveis falhas na placa em que está localizado, o que não gera tremores de alta intensidade e grandes destruições, como no caso do choque entre as placas. Por localizar-se bem no meio de uma placa tectônica, o Brasil está livre de grandes terremotos.

     Os países onde mais acontecem grandes terremotos são: Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos, Haiti, Chile.

 

http://migre.me/uLtEC

http://migre.me/uLtEC                                                                                                                                                                         A imagem mostra que o Brasil encontra-se no meio da placa Sul Americana, bem longe das divisões entre as placas.

 

 

 

http://migre.me/uLtM5 Aqui podemos observar que o Japão (em destaque) está localizado entre três placas tectônicas.

http://migre.me/uLtM5
Aqui podemos observar que o Japão (em destaque) está localizado entre três placas tectônicas.

 

Refugiados. Você sabe quem são eles?

refugiados

                               http://migre.me/rJMaQ

     Atualmente você deve estar acompanhando, ou pelo menos já deve ter visto nos noticiários, milhares de pessoas se arriscando em barcos lotados, tentando chegar em outros países, não é mesmo? Vamos então tentar entender o que está acontecendo.

     As milhares de famílias que vemos nos barcos no meio do oceano, estão saindo de seus países de origem por conta de guerras causadas principalmente por motivos políticos e religiosos. Essas pessoas são os chamados refugiados, ou seja, aqueles que estão fugindo em busca de um local seguro. Eles ficam com tanto medo de permanecerem seu país que a única opção é fugir.

     A Europa é o local que mais está recebendo os refugiados, e os principais destinos são: Grécia, França, Itália e Inglaterra. A maioria deles está saindo da Síria, Afeganistão, Iraque, Líbia e Eritreia.

 

     Imagine uma família tendo que sair de sua casa de repente, deixando para trás todas as suas coisas e toda a sua história de vida! Que situação terrível! Pois é, as pessoas ficam tão desesperadas que tentam, a qualquer custo, fugir das guerras, da pobreza e da violência. A Síria, por exemplo, é um dos lugares mais perigosos para se viver. As crianças sírias, por exemplo, ao invés de irem à escola, são forçadas a lutar na guerra e a fabricar bombas. É por isso que as famílias decidem se arriscar para fugir. Desesperadas, elas tentam chegar à Europa em barcos improvisados e superlotados. Infelizmente, muitas pessoas acabam morrendo.

     E quando eles conseguem chegar nos outros países? O que acontece?

     Bem, como vimos, o refugiado é aquele que perdeu quase tudo. Ao chegar em um novo país ele enfrenta muitas dificuldades, e precisa conquistar muitas coisas, como respeito, trabalho, moradia, acesso à educação. Todas essas dificuldades se tornam ainda maiores diante do desafio de entender e ser entendido num país que fala um outro idioma.

     Para minimizar tanto sofrimento, existem várias organizações e entidades que oferecem ajuda aos refugiados (Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras, entre outras). Além disso, muitas pessoas também oferecem ajuda através de trabalho voluntário, por exemplo, ensinando a língua do país ao refugiado.

     Enfim, diante de uma situação como essa, as pessoas precisam colocar em prática valores como solidariedade e respeito, que são essenciais para que os refugiados possam reconstruir suas vidas com dignidade. Tais valores todos nós podemos oferecer. Isso é ser cidadão. Isso é ser humano.

Refugiados chegando na Turquia

http://migre.me/rJMJm

Japonês se fantasia de super-herói para ajudar passageiros do metrô de Tóquio

     

Tadashiro fantasiado de Power Ranger em frente à estação do metrô

Tadashiro fantasiado de Power Ranger em frente à estação do metrô

 

       http://imguol.com/c/noticias/2013/08/23/23ago2013—tadahiro-kanemasu-se-veste-como-super-heroi-para-ajudar-  passageiros-em-metro-de-toquio-1377295778812_300x200.jpg

                             

 

      Vontade de ajudar. Foi isso que levou o japonês Tadashiro Kanemasu a comprar uma fantasia de Power Ranger verde em uma loja de Tóquio. Para quem não sabe, Power Rangers era o nome de um seriado norte-americano que virou febre no Brasil nos anos 90. 

     O japonês comprou a fantasia com a intenção de ajudar os passageiros do metrô de Tóquio. Lá ele ajuda pessoas que estão com sacolas, bagagens ou carrinhos de bebê a subirem ou descerem as escadas (a maioria das estações de metrô de Tóquio não possui elevadores).

Bem, por que será que Tadashiro Kanemasu precisa estar fantasiado de super-herói para ajudar? Segundo ele, os japoneses têm dificuldade em aceitar ajuda, e acredita que fantasiado consiga diminuir essa resistência.

No início de seu trabalho, as pessoas não o queriam por perto e diziam: “Saia daqui, seu louco!”. Embora acredite que ainda seja visto como louco, diz que as coisas “estão andando”, e acha que logo outros “heróis” chegarão para ajudá-lo, completando as cores do grupo. Será?

Tadashiro Kanemasu cumprimentando as crianças

Tadashiro Kanemasu cumprimentando as crianças

http://imguol.com/c/noticias/2013/08/23/23ago2013—tadahiro-kanemasu-se-veste-como-super-heroi-para-ajudar-passageiros-em-metro-de-toquio-na-foto-kanemasu-cumprimenta-criancas-1377295795580_300x200.jpg

Tadashiro Kanemasu ajudando uma senhora a carregar seus pertences

Tadashiro Kanemasu ajudando uma senhora a carregar seus pertences

http://imguol.com/c/noticias/2013/08/23/23ago2013—tadahiro-kanemasu-se-veste-como-super-heroi-para-ajudar-passageiros-em-metro-de-toquio-1377295790265_300x200.jpg

Power Rangers

Power Rangers

http://images4.fanpop.com/image/photos/23800000/The-Rangers-mighty-morphin-power-rangers-23879058-1024-768.jpg

É possível aprender durante as férias!

 

 

http://3.bp.blogspot.com/-lbPmwlzaqq4/TtNwb3UgC1I/AAAAAAAAI3Y/6nNkVlHOXN0/s320/peninsula-yucatan.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-lbPmwlzaqq4/TtNwb3UgC1I/AAAAAAAAI3Y/6nNkVlHOXN0/s320/peninsula-yucatan.jpg

 

            As férias acabaram e, além de descanso e diversão,  aprendi coisas novas e conheci lugares interessantes. Sim, é possível aprender durante as férias! Procure se informar sobre a história do lugar para onde vai. Certamente você vai aprender bastante!

        Durante minha viagem a Cancún, no México, conheci lindas praias e também um lugar muito interessante, a cidade arqueológica de Chichén Itzá. Esse passeio foi uma verdadeira aula de História!

 

Civilização maia – Chichén-Itzá

 

Península de Yucatán - México

Península de Yucatán – México

 

Chichén Itzá fica no México, na Península de Yucatán, e há muitos e muitos anos, era uma cidade sagrada do povo maia. Era o lugar onde moravam as pessoas mais importantes da civilização maia, como a nobreza, os governantes e os líderes religiosos. A civilização maia viveu na América Central até a chegada dos espanhóis, em 1523. Os Maias eram notáveis pela arte, arquitetura, matemática e astronomia, desenvolvendo técnicas de observação dos astros. Seus cálculos astronômicos eram muito importantes principalmente para a agricultura.

      Em Chichén-Itzá, foram construídos templos e palácios de adoração do guerreiros e do deus Kukulkan. Ela possui uma grande pirâmide de 30 metros de altura. Em cada um de seus quatro lados, 91 degraus sobem até seu topo. A pirâmide foi construída como uma espécie de calendário. Se somados, seus degraus são 364, uma unidade a menos que o total de dias do ano. O último patamar, comum a todas as escadas, completa a conta. O sol que entra pela parte de cima, deixa marcas nas paredes dentro da construção. Era assim que os maias sabiam qual era o dia do ano.

 

 

Habitação maia.

Habitação maia

 

 

A grande pirâmide

A grande pirâmide

Local onde eram realizados sacrifícios humanos - prática comum entre o povo maia.

Local onde eram realizados sacrifícios humanos – prática comum entre o povo maia.

 

 

 

 

 

 

 

Observatório astronômico

Observatório astronômico

 

Os maias também jogavam bola

        Muito interessante – e medonho – era o jogo de bola dos maias. As regras eram bem diferentes do nosso futebol: os jogadores só podiam tocar a bola com o quadril, braços e joelhos. O campo era enorme e, em cada lado, havia uma espécie de cesta de basquete, por onde a bola teria que passar para se fazer “gol”. A bola pesava cerca de três quilos e era feita de borracha. Quando o “gol” saía, o jogo terminava. Até aí tudo bem! O problema é que um jogador, não se sabe exatamente qual, era morto, tendo sua cabeça cortada e exposta como um troféu!

 

Campo de futebol

Campo de futebol

A espécie de cesta por onde a bola deveria passar

A espécie de cesta por onde a bola deveria passar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Arquivo pessoal

“Mandela completa 95 anos no hospital”. Você sabe quem é Nelson Mandela?

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/407/305/images.terra.com/2013/07/04/mandela-sorri-sol.jpg

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/407/305/images.terra.com/2013/07/04/mandela-sorri-sol.jpg

Rolihlahla Madiba Mandela foi líder político e presidente da África do Sul.  Aos sete anos, começou a frequentar a escola, onde passou a ser chamado de Nelson. Quando estava na faculdade estudando Direito, começou a participar de movimentos contra o Apartheid. Apartheid era a maneira como o governo queria que o país funcionasse: somente os brancos tinham direitos e poderes. Brancos e negros não podiam se misturar, e os negros não podiam votar, não podiam comprar terras na maior parte do país e eram obrigados a viver em locais separados dos brancos.

        Nelson Mandela era líder de uma organização que defendia os direitos dos negros, participando de protestos e manifestações. Por lutar contra o governo, foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua (ficar preso pelo resto da vida).

         Com o passar do tempo, muitas mudanças aconteceram, entre elas, o enfraquecimento do domínio branco na África do Sul. O Apartheid chegou ao fim, e o presidente Frederik de Klerk mandou soltar Nelson Mandela em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos (Mandela passou 27 anos na prisão). Em 1993, Klerk e Mandela ganharam o Prêmio Nobel da Paz, e em 1994, Mandela foi eleito presidente do país.

Para saber mais:

“Livro conta a história de Mandela para as crianças”

 

 

 

Depois de 27 anos na prisão, Mandela foi eleito o primeiro presidente

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2013/06/1302228-livro-conta-a-historia-de-mandela-para-as-criancas.shtml

 

Menina enfrenta uma hora e meia de perigos para chegar à escola

Quem nunca sentiu preguiça de ir à escola? Às vezes bate aquela vontade de ficar em casa ao invés de enfrentar trânsito, frio ou chuva para estudar, não é mesmo? Quando isso acontecer, é bom lembrar que uma menina moradora da Tanzânia, na África, enfrenta uma hora e meia andando sozinha para chegar até a escola! Além disso, o caminho é difícil e muito perigoso.

A menina enfrenta uma trilha com poeira, lama, arbustos cheio de cobras (isso mesmo, cobras!) e  até adultos perigosos. Ela diz que apesar de todas essas dificuldades, está cheia de vontade de atingir seu objetivo que é estudar e virar professora, mesmo sem o apoio da sua família. Seu padrasto acha que ela deveria estar trabalhando para ajudar a sustentar a família.

      “Mesmo não gostando da jornada e tendo muito medo às vezes, estou disposta a fazer o que for necessário para ter uma educação”, disse ela à Plan International, ONG que patrocina seus estudos.

      A Tanzânia é um país muito pobre e sua população enfrenta muitos problemas. De cada cem habitantes (moradores), vinte e oito são analfabetos, ou seja, não sabem ler nem escrever. Apesar de tantas dificuldades, a menina está lutando para conseguir um futuro melhor. Parabéns para ela, por tanta coragem e força de vontade para alcançar o que deseja.

 

 

http://s2.glbimg.com/L-XZIHOHKMAQHRMhIwGYdCjfzi0=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/07/11/1_2.jpg

http://s2.glbimg.com/L-XZIHOHKMAQHRMhIwGYdCjfzi0=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/07/11/1_2.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/por-educacao-menina-enfrenta-jornada-de-uma-hora-e-meia-entre-cobras-e-perigos.html, acesso em 11/07/2013.

 

Inglaterra: O príncipe (ou princesa) vai chegar!

kate-middleton-gravida-barriga-bebe-principal2

         O bebê de kate Middleton e do príncipe William vai nascer no próximo final de semana e atenderá por Sua Alteza, o príncipe (ou princesa) de Cambridge. Todos esperam ansiosos pela chegada do novo príncipe ou princesa. A criança nascerá em Londres, e ainda não se sabe se é menino ou menina.