Archive for geografia

Disque-árvore faz sucesso em cidade do interior de São Paulo

arvore

                                 goo.gl/G2RMtu

      Você já ouviu falar em disque-pizza? Certamente sim, não é mesmo? Mas em Votuporanga, cidade do interior do Estado de São Paulo, um serviço bastante diferente tem chamado a atenção dos moradores. É o disque-árvore. Sim, isso mesmo! Disque-árvore! Trata-se de um serviço gratuito oferecido pelo Serviço de Tratamento de Água e Esgoto da cidade, em que o morador liga e solicita (pede) o plantio de uma muda de árvore.

    São oferecidas sete opções de mudas para serem plantadas em frente às casas, comércios e indústrias. As mudas oferecidas são: ipê amarelo do cerrado e magnólia, lofantera, magnólia amarela, melaleuca, pata de vaca e aroeira pimenteira.

    Durante o primeiro mês de funcionamento do serviço, já foram plantadas 82 mudas, sendo que a cerca de 90% dos pedidos foram feitos por moradores. Ao solicitar o serviço, é feita uma avaliação técnica para saber qual a planta mais adequada para o local, e então uma equipe vai até lá e faz o plantio, sem custo algum para o cidadão!

    E então, gostou? Essa moda poderia pegar, não é mesmo?

Girafa entra na lista de animais ameaçados de extinção

 

girafa

 

          O mamífero terrestre mais alto do mundo ganhou destaque nos noticiários nos últimos dias. Infelizmente, não foi por um bom motivo…a girafa entrou na lista dos animais ameaçados de extinção. Você sabe o isso significa?

         Extinção é o desaparecimento de uma espécie de ser vivo da natureza. Dizemos que uma espécie está extinta quando não existe mais nenhum representante dela na Terra.

          Apesar de muito triste, a extinção é um processo comum na natureza, e pode acontecer por diversas causas, como catástrofes e intervenção humana. A queda de um meteoro, por exemplo, foi uma catástrofe que causou a extinção dos dinossauros. Há também a situação em que uma determinada espécie sofre transformações tão grandes que pode ser considerada uma nova espécie. Dessa forma, a espécie inicial deixa de existir.

      Entretanto, é a ação do homem que atualmente vem colocando espécies em risco de desaparecerem do planeta, pois ele destrói o habitat natural das espécies para construir casas, estradas, usinas hidrelétricas, plantações, pastos. Além disso, ainda é responsável pela poluição, queimada, caça e pesca. E é justamente a ação humana que está ameaçando extinguir as girafas. O principal habitat natural das girafas – as savanas africanas – vem sofrendo as consequências do desmatamento, da caça ilegal, da expansão da agricultura e do aumento da população dos países da África.

      De acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a população de girafas diminuiu em 40% (quase a metade!) nos últimos trinta anos.

         A IUCN propôs um critério de classificação de espécies analisadas. Veja:

criterios-girafa

https://goo.gl/rVsKnu

 

            As girafas, anteriormente, eram uma espécie classificada como “de menor preocupação”. Agora, faz parte da categoria “vulnerável”.

      Conforme um relatório divulgado, de 85.604 espécies analisadas, 24.307 correm o risco de serem extintas! Isso é assustador, você não acha?

            Conheça alguns animais ameaçados de extinção:

 

PINGUIM AFRICANO

pinguim-africano

https://goo.gl/rVsKnu

 

         Até o início do século 20, o Pinguim Africano era facilmente encontrado nas praias do sudoeste da África. A espécie, que vive em bandos, é bastante resistente aos predadores naturais, mas acabou entrando para a lista de animais em extinção por causa dos frequentes derramamentos de óleo na costa africana. De acordo com informações da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), é provável que, atualmente, existam apenas 55 mil exemplares do pinguim.

ELEFANTE ASIÁTICO

https://goo.gl/rVsKnu

https://goo.gl/rVsKnu

 

       O Elefante Asiático sofre grande risco de extinção. Desde o início do século 20, mais da metade dos indivíduos foi aniquilada pela ação humana. A espécie, que já perdeu grande parte de seu habitat natural, é caçada por comerciantes de marfim e domesticada para fins turísticos em vários países do sudoeste asiático, principalmente na Tailândia. Este elefante da foto nasceu em 2010, no Zoológico de Berlim.

Veja mais em:

http://super.abril.com.br/galeria/conheca-20-animais-que-correm-risco-de-extincao/