Neve no Brasil!

http://www.palmital.pr.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/NEVE.jpg

http://www.palmital.pr.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/NEVE.jpg

No último mês de julho, muita gente se assustou com o forte frio que atingiu principalmente as regiões Sul e Sudeste do nosso país. Teve até neve em muitas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e até mesmo no Paraná!!!

Vamos então entender como se forma a neve?

Bem lá no alto da atmosfera as temperaturas são muito baixas (frio). Nessa área, pode haver nuvens altas. Quando a temperatura encontra-se abaixo de zero grau, formam-se dentro dessas nuvens pequeninos cristais de gelo em suspensão, ou seja, cristais de gelo realmente flutuando dentro dessas nuvens! Esses cristais acabam se movimentando e se juntando uns aos outros, formando flocos de gelo maiores, que acabam se tornando mais pesados e caem/descem em direção à terra (em nossa direção). Conforme eles vão caindo e chegando perto daqui, da superfície terrestre, esses flocos de gelo vão se derretendo, pois aqui as temperaturas são mais altas (é mais quente que lá no alto) e acabam então transformando-se em gotas de água. Essas gotas de água que chegam até nós é a CHUVA. Porém, quando aqui na superfície da terra as temperaturas estão muito baixas e há muito frio, os flocos de gelo que caem das nuvens acabam não se derretendo, e chegam até nós ainda como flocos congelados. Assim é formada a neve que conhecemos, em que flocos de gelo vão caindo e se acumulando sobre o solo, deixando-o todo branquinho!

 

 (Colaboração -Luciana Nodari)

 

 

 

 

 

 

 

One comment

  1. dilioptim disse:

    Hi there, simply become alert to your weblog through Google, and found that it is truly informative. I’m gonna watch out for brussels. I’ll be grateful for those who continue this in future. Many people will probably be benefited out of your writing. Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *