O horário brasileiro de verão está chegando. Entenda essa mudança!

         horario-de-verao-2011

                                       http://www.blogdaresenhageral.com.br/wp-content/uploads/horario-de-verao-2011.jpg?52bed7

 

           Todos os anos, chega um momento em que precisamos mexer no nosso relógio e ajustá-lo para o horário de verão, e é comum ouvirmos comentários do tipo: “esse horário desregulou o meu sono”, “amanhã vamos perder uma hora”… Algumas pessoas gostam muito do horário de verão, mas outras nem tanto. E você? Sabe o que é e para quê serve o horário de verão?

 

         Horário de verão é simplesmente adiantar o relógio em uma hora. Essa prática ajuda a economizar energia, pois dessa maneira a luz do dia é melhor aproveitada. Em situação normal, o dia escurece mais ou menos às 18 horas, e nesse horário as pessoas começam a acender as luzes. Se considerarmos que as pessoas dormem às 22 horas, teremos quatro horas de luzes acesas. Quando adiantamos o relógio em uma hora, o dia começará a escurecer por volta de 19 horas. Se as pessoas forem dormir às 22 horas, serão três horas de luzes acesas, ou seja, teremos uma hora de economia de energia.

 

         Neste ano, o horário de verão começará no próximo dia 20 de outubro e terminará em 16 de fevereiro de 2014. Essa medida é adotada sempre nesta mesma época do ano, em que os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada. É também nesse período que há maior gasto de energia por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal.

 

         O horário de verão será adotado em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, pois a experiência têm demonstrado que nesses locais há um melhor resultado da aplicação da medida. Portanto, as regiões Norte e Nordeste não sofrerão alteração no horário.

 

 

Prepare-se para o horário de verão

horario_de_verao

                                                              http://itabatanews.com.br/home/news/_lib/file/img/horario_de_verao.jpg

 

 

         Adiantar o relógio em uma hora pode parecer inofensivo, mas muitas pessoas sofrem com essa medida.

 

         Imagine só: uma pessoa precisa acordar às 6 horas da manhã todos os dias. No horário de verão, o relógio estará adiantado e, no momento em que essa pessoa estiver acordando como de costume, o horário marcado não será mais 6, e sim 7 horas, mas ela terá a sensação de que são 6 horas . Assim, quando ela colocar o relógio (já adiantado) para despertar às 6 horas, ela terá a sensação de que ainda são 5 horas!

 

         As pessoas que sofrem com a mudança de horário devem começar a se preparar mais ou menos duas semanas antes da mudança, ou seja, a hora é agora! A dica, segundo o médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Raimundo Nonato Delgado Rodrigues, é acordar mais cedo, 15 minutos durante três dias, depois aumentar mais 15 minutos durante mais três dias e assim por diante, até completar uma hora.

 

         Bem, é melhor você começar a se preparar, pois o dia 20 está chegando você não vai querer levar bronca da professora por perder hora ou cochilar durante a aula, não é mesmo?

Para saber mais:

http://www.mme.gov.br/mme/menu/horarioverao.html

Fonte:

 

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/10/06/preparacao-para-horario-de-verao-deve-comecar-agora-alerta-especialista.htm. Acesso em 06/10/2013

http://www.mme.gov.br/mme/menu/horarioverao.html

 

5 comments

  1. Luciana disse:

    Muito bom!!! 😀

  2. Jose Carlos Nodari disse:

    Texto que resume e esclarece dúvidas!

  3. Marcia Madeira Brandi disse:

    Parabéns! Adorei!

  4. Hi there friends, how is all, and what you want to say
    about this post, in my view its truly amazing in support of me.

  5. dilioptim disse:

    I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You’re wonderful! Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *