Greve – vamos entender?

greve3

     Nos últimos dias, muito temos ouvido falar sobre greve. Greve dos funcionários do metrô de São Paulo, greve dos professores, greve dos motoristas de ônibus…Ao mesmo tempo em que são noticiadas essas greves, também são mostradas todas as confusões causadas por elas. Então, o que é greve? Para que serve? Quais os seus efeitos na sociedade?

   Greve é um movimento realizado por trabalhadores para pressionar os seus empregadores, ou seja, os seus patrões. Esses patrões podem ser empresas particulares ou o Estado. Vamos a um exemplo?

  Quando uma classe de trabalhadores luta por melhores condições de trabalho e não é atendida, decide parar de trabalhar, causando confusão e deixando a população sem o seu serviço. Dessa forma, os empregadores (patrões) sentem-se pressionados e apressam-se para conseguir atender aos pedidos dos trabalhadores, a fim de evitar mais confusões e prejuízos. Enfim, quanto mais transtornos uma greve trouxer à sociedade, mais rapidamente os pedidos dos trabalhadores grevistas serão atendidos!

     No último dia 04, por exemplo, os funcionários do Metrô de São Paulo entraram em greve, em plena época de Copa do Mundo! Por isso,  situação da cidade está muito complicada, pois sem o metrô, a população enfrenta muita dificuldade para se locomover.

     Quando os professores entram em greve, os alunos são prejudicados por ficarem sem aula. Quando a greve é dos médicos, muitos pacientes ficam sem atendimento nos hospitais e postos de saúde, o que é muito sério!

     Bem, apesar de causar tantos transtornos, a greve é um direito do trabalhador, você sabia? Enquanto fazem acordos com os empregadores, os trabalhadores podem parar suas atividades, desde que também cumpram os seus deveres, entre eles,  garantir a prestação de serviços indispensáveis à população. Por exemplo, a classe médica entra em greve mas ainda mantém poucos médicos trabalhando. Mesmo assim, o prejuízo para a população é enorme!

     Quando os grevistas não cumprem os seus deveres,  a greve pode ser considerada abusiva e os trabalhadores podem sofrer consequências, como demissões e descontos dos dias não trabalhados.

     Infelizmente, mesmo a greve sendo um direito do trabalhador e  realizada de acordo com a lei, é a população que mais sofre suas  consequências .

One comment

  1. dilioptim disse:

    Good day! Do you know if they make any plugins to help with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Kudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *