Água, cadê você?

Sistema Cantareira

Sistema Cantareira

http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/14066393.jpeg

Está faltando água em São Paulo?

        Quase todos os dias, temos acompanhado notícias sobre a queda do volume de água do Sistema Cantareira. Essas notícias têm deixado a população bastante preocupada, pois estamos passando por uma das maiores crises de abastecimento de água do Estado de São Paulo.

         Dentre os oito sistemas que abastecem a Grande São Paulo, o Sistema Cantareira é o maior  responsável pela captação, tratamento e distribuição de água para essa região. É um dos maiores do mundo, composto por seis represas e 48 quilômetros de túneis.

Por que o volume de água diminuiu? A culpa é de quem?

         Durante o ano, existe um período chuvoso, que vai de outubro até março. Porém,  nos últimos dois anos (2013 e 2014), choveu pouco nesse período, muito menos que o esperado. Tudo bem, a falta de chuva é bastante responsável  por essa crise, mas a culpa não é só dela! Parte da responsabilidade também é do governo. Nos últimos 30 anos, a população cresceu e não foram feitas obras para aumentar a capacidade de armazenamento das represas!

O Sistema Cantareira vai se normalizar?

            Os especialistas dizem que se chover o esperado entre outubro de 2014 e março de 2015, o Sistema poderá chegar aos 39% de sua capacidade (um pouco menos que a metade), mas isso não será suficiente para passar o próximo ano livre de preocupação. Calcula-se que somente em 2016 o nível de água passará dos 50% (metade da capacidade).

Racionamento e volume morto

           Racionamento significa controle da distribuição de recursos que estão em falta. No caso da água, por exemplo, seria ficar com as torneiras secas durante um período do dia, com o objetivo de economizar. O Governo do Estado de São Paulo decidiu utilizar o volume morto da represa ao invés de colocar o racionamento em prática.

      Volume morto é uma parte inativa da represa, utilizada somente em situações de emergência, e está localizado bem abaixo do nível de onde a água é captada.

 

[EDICAO_A - 6]  CORREIO/CADERNO_A/MATERIAL ... 10/05

 

 

Bônus para quem economizar…

      Você sabia que todos nós pagamos pela água utilizada? Dessa forma, uma das medidas tomadas pelo governo para que as pessoas economizem água, é dar desconto na conta para quem diminuir o consumo. Mesmo assim, muitas pessoas não se importam com os gastos e continuam desperdiçando água.

       Segundo pesquisa realizada, os moradores de bairros nobres de São Paulo, como Jardim Paulista, Jardim América e Jardim Europa,  foram os que menos reduziram o consumo de água!  O que está faltando mesmo é conscientização! De nada adianta ter dinheiro para pagar a conta e não ter água!

      Diante de tantos problemas com relação ao abastecimento de água, seria muito bom se a população realmente se conscientizasse e contribuísse com simples medidas para a economia de água.

Veja a seguir o que você pode fazer para ajudar

 –  Hora do banho: os banhos devem ser rápidos. Não se esqueça de desligar o chuveiro para se ensaboar.

–  Molhar a escova, fechar a torneira para escovar os dentes e enxaguar a boca utilizando um copo.

–  Não use a descarga como lixeira! Não acione a descarga à toa!

–  Ao lavar a louça, primeiro raspe os restos de alimentos dos pratos e panelas, e só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo o que tem que ser lavado, e só depois abra a torneira novamente para enxaguar.

–  Só ligar a máquina de lavar louças se ela estiver cheia.

–  Juntar bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Aproveite a água do enxague para lavar o quintal.

–   Molhar as plantas com regador ao invés de usar a mangueira.

–    Evitar lavar o carro durante a época de seca.

Saiba mais:

 

http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40 (acesso em 08/09/2014)

http://www1.folha.uol.com.br/especial/2014/crisedaagua/ (acesso em 08/09/2014)

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2014-08-28/bairros-nobres-sao-os-que-menos-economizam-agua-na-capital-paulista-diz-sabesp.html (acesso em 08/09/2014)

 

One comment

  1. dili optim disse:

    Hey there, You have done an excellent job. I’ll certainly digg it and personally suggest to my friends. I’m sure they will be benefited from this web site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *