Água: ajude a economizar!

economia_gotinhaeconomica

http://2.bp.blogspot.com/_2tC3pKvlOt8/TEZzjRwcKBI/AAAAAAAAAP Q/ozb4Dv64uXM/s1600/economia_gotinhaeconomica.gif


 

     Sabemos que, nos últimos meses, temos sofrido muito com problemas de água para nosso consumo. Como já foi dito no último post, isso vem acontecendo por estar chovendo menos do que nos anos anteriores nessa mesma época do ano, fazendo com que os rios, as lagoas e reservatórios de água sequem. Isso é um problema muito sério, pois a água é um recurso essencial à toda vida na Terra.

   Nossa única saída é economizar e até reutilizar esse valioso recurso, não deixando que haja desperdício.

     Sabe-se que nessa época do ano inicia-se o período das chuvas e tempestades. A pergunta é: quando começarem as chuvas, poderemos parar de nos preocupar com a economia de água? A resposta é? Não, de forma alguma devemos parar de nos preocupar em economizar a água. Mas por quê?

    A água da chuva, ao cair no solo, é primeiramente asborvida pela vegetação (árvores, plantas) e pela camada da superfície do solo, podendo também evaporar-se em pouco tempo. Se você, por exemplo, jogar um copo de água na areia quente e seca da praia, na terra de seu quintal ou mesmo no asfalto da rua, vai ver que em pouco tempo essa água vai evaporar-se completamente.

      Isso significa que, para que a água volte a acumular-se nas represas e rios, de nada adianta um pouco ou alguns dias de chuva. É necessário que haja muita chuva e por um longo período de tempo (vários meses ou até mesmo anos) para que a água, além de alcançar a superfície do solo, também alcance e encharque as suas camadas profundas até que comece a se acumular de baixo para cima, fazendo assim com que suba o nível das represas e dos rios.

       O que aprendemos com isso?

      Aprendemos que não é porque se inicia a estação das chuvas que as pessoas podem voltar a esbanjar água por aí, pois para que tudo volte ao normal e as represas voltem a ficar cheias novamente é preciso de muito tempo e muita chuva.

       Além disso, mesmo que não haja problemas de seca ou de falta de água, sempre devemos fazer uso racional da água, economizando ao máximo esse recurso tão rico e tão necessário para a nossa sobrevivência. É nosso dever como cidadão!

        Se a economia de água que agora a população está fazendo já tivesse sido começada antes, e a água também tivesse sido armazenada corretamente, poderiamos até mesmo não estar passando pelo sério problema atual. Assim, as prefeituras e os governantes responsáveis também devem sempre estar atentos ao problema e fazerem constantes melhorias e modernizações nos sistemas de captação e ARMAZENAMENTO de água de suas cidades, para que sempre haja água reservada o suficiente, ou seja, uma garantia para os períodos de seca.

       O armazenamento correto da água é um dos fatores de maior importância, pois de nada adianta toda a chuva do mundo se você não “guardá-lá”, armazená-la o suficiente para seu uso no presente e no futuro.

      Por isso, toda a sociedade – eu, você, seus pais, seus amiguinhos, os governantes – devemos nos preocupar com o uso racional e economia da água sempre, seja nos períodos de seca ou mesmo de chuva abundante.”

 

Colaboração: Luciana Nodari

 

One comment

  1. dili optim disse:

    I?¦m now not certain where you are getting your info, but good topic. I must spend a while studying much more or figuring out more. Thanks for fantastic information I used to be on the lookout for this info for my mission.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *