Estudante brasileiro desenvolve cadeira de rodas controlada pelo movimento dos olhos

                                          (Reprodução RBS/Tv)

            O estudante de engenharia eletrônica da Universidade de Caxias do Sul, o brasileiro Maikon Del Ré Perin, de 25 anos, desenvolveu uma cadeira de rodas bastante diferente. O equipamento funciona através dos movimentos do globo ocular. Para que isso ocorra, é necessário que o usuário coloque uma máscara capaz de detectar o movimento dos olhos e, a partir daí, fazer a cadeira se mover.

            Existem pessoas que sofrem de doenças ou possuem deficiências físicas que as incapacitam de realizar qualquer movimento. Dessa forma, não seria possível controlar uma cadeira de rodas comum, então a cadeira desenvolvida por Maikon tornaria a vida dessas pessoas um pouco mais independente.

            O equipamento tem despertado curiosidade e interesse inclusive de outros países, tanto que Maikon já esteve em Turim, na Itália, apresentando o projeto.

            O desejo do estudante é que o conhecimento científico chegue realmente à vida das pessoas, mudando-a para melhor. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário homologação, ou seja, aprovação, adequação às normas de segurança.

           

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *